O conceito de sustentabilidade está cada vez mais presente na vida das pessoas, o que significa que também o está no dia a dia das empresas. A sustentabilidade empresarial tem de ser uma realidade das organizações que querem corresponder às necessidades do planeta em geral e às expectativas dos seus consumidores em particular.

Entre outras medidas que a sua empresa pode adotar rumo à sustentabilidade, a faturação eletrónica é uma das mais fáceis de implementar e com um impacto maior do que pode pensar. 

 

O que é a sustentabilidade empresarial

 

A sustentabilidade empresarial, uma tendência crescente nas organizações, trata-se de uma adaptação do conceito de desenvolvimento sustentável à realidade dos negócios.

Define-se como desenvolvimento sustentável aquele que consegue suprir as necessidades do presente sem pôr em causa a capacidade de responder às necessidades das gerações futuras. A base para o conseguir assenta em não esgotar recursos disponíveis no planeta, tendo em conta que estes são finitos.

Neste contexto, a sustentabilidade empresarial trata-se de aplicar esses princípios às operações das empresas, desde os procedimentos administrativos aos processos produtivos. Tal implica a definição de políticas que promovam o máximo aproveitamento dos recursos disponíveis, evitando a sua sobre-exploração e a redução dos desperdícios.

 

Economia circular ao serviço da sustentabilidade empresarial

 

Os procedimentos que as empresas necessitam de pôr em prática em prol da sustentabilidade empresarial são facilmente resumidos nos três princípios da economia circular (conhecidos como os “3 Rs”):

  • Reduzir o consumo de matérias-primas e a produção de resíduos;
  • Reutilizar ao máximo os recursos no processo produtivo, não os descartando até ao seu fim de vida;
  • Reciclar o que não tenha mais utilização possível, sejam matérias-primas ou produtos acabados, dando-lhes novas utilizações e evitando novas extrações.

 

O que é a faturação eletrónica

 

A faturação eletrónica, como o nome indica, trata-se da adoção de métodos digitais para enviar faturas e outros documentos fiscalmente relevantes. As faturas eletrónicas são emitidas, transmitidas pela origem e recebidas no destino por via totalmente digital, evitando-se o processo tradicional de impressão e envio por correio, podendo inclusivamente ser arquivadas digitalmente.

A faturação eletrónica não só implica uma redução de custos, uma otimização dos procedimentos administrativos e uma maior rapidez na correspondência, como é um grande contributo na adoção de práticas mais verdes pelas empresas.

 

Como a faturação eletrónica contribui para a sustentabilidade empresarial

 

A faturação eletrónica envolve toda uma desmaterialização de processos que reforça a postura de uma organização em prol de uma atuação que contribua para uma economia e um futuro mais sustentáveis.

 

Redução do consumo de recursos

 

Voltando ao conceito de economia circular, a digitalização do envio de faturas interfere logo no primeiro R dos três da economia circular, o Reduzir. A faturação eletrónica permite diminuir o abate de árvores e as emissões de CO2 inerentes não só à produção, como também ao transporte do papel necessário e do respetivo material de impressão

Sabendo que, ao poupar 1 milhão de faturas em papel, se poupa o equivalente a cerca de 36 toneladas de CO2 e 118 árvores, facilmente se percebe que um passo tão simples como a digitalização da faturação pode ter um impacto muito grande no ambiente.

 

Melhoria da imagem da empresa junto dos clientes e stakeholders

 

Ao optar pela redução do consumo de papel nas interações com os seus clientes, cada empresa ajuda a que estes possam também ser mais ecológicos, podendo até influenciá-los a ter outros comportamentos mais verdes.

Além disso, a adoção de práticas mais verdes como esta projeta uma imagem de preocupação com a sustentabilidade ambiental, algo que é cada vez mais valorizado pela sociedade e, consequentemente, pelos seus clientes e restantes stakeholders, o que contribuirá para o aumento da sua lealdade e a prosperidade da empresa em si.

 

Redução de custos e consumos em arquivos

 

Os arquivos em papel ocupam espaço, que, dependendo da quantidade de papel, pode ser considerável, além de exigirem materiais de arquivo, como pastas, prateleiras, plásticos, entre outros, os quais consomem recursos na sua produção. Com a faturação eletrónica, não só esses materiais e espaço são poupados, como os custos de armazenamento são largamente reduzidos.

 

Dê um passo rumo à sustentabilidade empresarial com a Cegid Yet

 

A Cegid Yet tem mais de 10 anos de preocupação com a sustentabilidade ambiental e a redução do consumo excessivo de recursos, sendo o parceiro ideal para, consigo, tornar a sua empresa mais ecológica.

Ao implementar o sistema de faturação da Cegid Yet, poderá desmaterializar todo o processo de envio e receção de faturas, reduzir os procedimentos administrativos, a duplicação de processos e a propensão ao erro humano, ao mesmo tempo que reduz custos e diminui o consumo de papel.

Mais ainda, a nossa solução é facilmente integrável com o seu software de gestão (ERP) e não comprometerá qualquer aspeto legal da sua faturação, uma vez que segue à risca todas as obrigações legais de autenticidade e segurança impostas às e-faturas.

Não espere mais para reduzir a pegada ambiental da sua organização e descubra de que forma a Cegid Yet pode ajudar no caminho para o sucesso.

Artigos Relacionados

Top