fbpx Faturação eletrónica no Comércio por Grosso, saiba os benefícios
faturação eletrónica no comércio por grosso, saiba todos os benefícios

Na relação das empresas de comércio por grosso com os seus clientes, existe a necessidade de uma troca constante de vários documentos essenciais para que toda a operação decorra sem problemas, é nesse momento que é introduzida a faturação eletrónica.

No entanto, toda esta burocracia implica muitas vezes um grande peso na estrutura das empresas e oferece uma exposição constante aos vários erros humanos que poderão acontecer no processo.

De forma a simplificar toda a operação das empresas, a digitalização começa agora a tornar-se uma tendência, prometendo reduzir a grande carga burocrática, diminuir a quantidade de erros e otimizar a rentabilidade dos colaboradores.

Para as empresas de comércio por grosso, o maior benefício deste salto tecnológico está na faturação eletrónica, uma solução que irá permitir simplificar e acelerar a troca de documentos com os clientes.

 

O que é uma fatura eletrónica?

De acordo com a definição que consta na Diretiva 2014/55/UE, que determina a obrigatoriedade de faturação eletrónica nos contratos públicos, a fatura eletrónica é “uma fatura que foi emitida, transmitida e recebida num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico”.

Assim, não é suficiente que o documento seja convertido para um ficheiro do tipo PDF, sendo necessário um software que respeite determinadas regras de comunicação e de certificação dos ficheiros.

 

Faturação eletrónica e EDI como fator de sucesso das empresas de comércio a grosso

A comunicação entre as empresas caminha hoje em dia para uma solução mais digital.

A desmaterialização de documentos está cada vez mais na ordem do dia, passando grande parte das operações a serem realizadas através de sistemas informáticos.

Na gestão financeira das empresas, a tecnologia de EDI e faturação eletrónica é uma solução que começa a ser adotada em massa, garantindo toda a integração dos documentos eletrónicos com os sistemas de gestão instalados na empresa, por exemplo ERP e sistemas de gestão ou aprovação documental.

Com esta plataforma toda a comunicação é célere e eficiente, mesmo em ambientes exigentes com grandes volumes de transações de documentos. Todos os documentos comerciais e financeiros como notas de encomenda, guias de remessa, faturas, notas de débito ou notas de crédito são tratados com celeridade e automaticamente integrados no sistema de gestão.

 

ebook faturação eletrónica


Benefícios da faturação eletrónica para o setor do comércio por grosso

Com a digitalização e a desmaterialização de processos, a relação entre fornecedores e clientes é agora realizada de forma mais direta, oferecendo vários benefícios na condução dos negócios.

Maior eficiência nos processos – Com a transferência eletrónica de documentos é possível reduzir o esforço na verificação e validação de dados, reduzindo a quantidade de trabalhos manuais e morosos.

Maior rigor de dados e informações – Através da automatização de vários processos, é possível reduzir os erros e diminuir a possibilidade de extravio de documentos.

Diminuição nos prazos de pagamento – A faturação eletrónica permite a transmissão de faturas e documentos de forma mais célere, acelerando o seu tratamento e pagamento.

Agilização da relação com os clientes – Toda a comunicação com o cliente é feita de forma direta e cumprindo os requisitos específicos de cada cliente.

 

Descubra como o YET ajudou a aumentar a eficiência da Perrigo Portugal

A YET disponibiliza como uma solução de EDI e faturação eletrónica que pode ajudar o seu negócio a tornar-se mais eficiente.

Conheça o caso de estudo da Perrigo Portugal (Ex-Omega Pharma) e descubra como a YET ajudou a otimizar o processo de faturação entre clientes e fornecedores, a agilizar o tratamento de documentos e minimizar erros e a ter maior confiança na troca de informação.

 

Top