faturação eletrónica no comércio por grosso, saiba todos os benefícios

Na relação das empresas de comércio por grosso com os seus clientes, existe a necessidade de uma troca constante de vários documentos essenciais para que toda a operação decorra sem problemas, é nesse momento que é introduzida a faturação eletrónica.

No entanto, toda esta burocracia implica muitas vezes um grande peso na estrutura das empresas e oferece uma exposição constante aos vários erros humanos que poderão acontecer no processo.

De forma a simplificar toda a operação das empresas, a digitalização começa agora a tornar-se uma tendência, prometendo reduzir a grande carga burocrática, diminuir a quantidade de erros e otimizar a rentabilidade dos colaboradores.

Para as empresas de comércio por grosso, o maior benefício deste salto tecnológico está na faturação eletrónica, uma solução que irá permitir simplificar e acelerar a troca de documentos com os clientes.

 

O que é uma fatura eletrónica?

De acordo com a definição que consta na Diretiva 2014/55/UE, que determina a obrigatoriedade de faturação eletrónica nos contratos públicos, a fatura eletrónica é “uma fatura que foi emitida, transmitida e recebida num formato eletrónico estruturado que permite o seu processamento automático e eletrónico”.

Assim, não é suficiente que o documento seja convertido para um ficheiro do tipo PDF, sendo necessário um software que respeite determinadas regras de comunicação e de certificação dos ficheiros.

 

Faturação eletrónica e EDI como fator de sucesso das empresas de comércio a grosso

A comunicação entre as empresas caminha hoje em dia para uma solução mais digital.

A desmaterialização de documentos está cada vez mais na ordem do dia, passando grande parte das operações a serem realizadas através de sistemas informáticos.

Na gestão financeira das empresas, a tecnologia de EDI e faturação eletrónica é uma solução que começa a ser adotada em massa, garantindo toda a integração dos documentos eletrónicos com os sistemas de gestão instalados na empresa, por exemplo ERP e sistemas de gestão ou aprovação documental.

Com esta plataforma toda a comunicação é célere e eficiente, mesmo em ambientes exigentes com grandes volumes de transações de documentos. Todos os documentos comerciais e financeiros como notas de encomenda, guias de remessa, faturas, notas de débito ou notas de crédito são tratados com celeridade e automaticamente integrados no sistema de gestão.


Benefícios da faturação eletrónica para o setor do comércio por grosso

Com a digitalização e a desmaterialização de processos, a relação entre fornecedores e clientes é agora realizada de forma mais direta, oferecendo vários benefícios na condução dos negócios.

Maior eficiência nos processos – Com a transferência eletrónica de documentos é possível reduzir o esforço na verificação e validação de dados, reduzindo a quantidade de trabalhos manuais e morosos.

Maior rigor de dados e informações – Através da automatização de vários processos, é possível reduzir os erros e diminuir a possibilidade de extravio de documentos.

Diminuição nos prazos de pagamento – A faturação eletrónica permite a transmissão de faturas e documentos de forma mais célere, acelerando o seu tratamento e pagamento.

Agilização da relação com os clientes – Toda a comunicação com o cliente é feita de forma direta e cumprindo os requisitos específicos de cada cliente.

 

Descubra como o YET ajudou a aumentar a eficiência da Perrigo Portugal

A YET disponibiliza como uma solução de EDI e faturação eletrónica que pode ajudar o seu negócio a tornar-se mais eficiente.

Conheça o caso de estudo da Perrigo Portugal (Ex-Omega Pharma) e descubra como a YET ajudou a otimizar o processo de faturação entre clientes e fornecedores, a agilizar o tratamento de documentos e minimizar erros e a ter maior confiança na troca de informação.

Artigos Relacionados

Top