fbpx Como reduzir o impacto da inflação na sua empresa
Como reduzir o impacto da inflação na sua empresa

E se pudesse reduzir custos e prazos de recebimento da sua empresa nos processos de faturação? A verdade é que a inflação impactou negativamente o tecido empresarial português e obrigou as empresas a tomar medidas para combater esta crise. Pois fique a saber que com a faturação eletrónica, não só é possível, como é uma das formas mais fáceis de o fazer.

A principal característica da inflação é o seu sério impacto no aumento dos custos das matérias-primas, bem como nos salários dos trabalhadores e afins. Mas há formas de combater este fenómeno económico negativo, nomeadamente com o recurso à Faturação Eletrónica.

 

O que é inflação?

 

Trata-se de um fenómeno em que se verifica um aumento generalizado dos preços dos bens e serviços no mercado, o que implica uma perda do poder de compra.

A inflação só acontece quando é comum ao mercado em geral. Quando apenas se aplica a determinados produtos ou marcas específicas não pode ser considerado inflação, uma vez que em causa não estão fatores económicos maiores que tenham o mesmo feito nos seus concorrentes e levem a um aumento comum dos preços.

Existem vários fatores que podem provocar inflação – por exemplo, em 2022, a combinação dos efeitos secundários de curto-médio prazo da pandemia da COVID-19 na economia e do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

 

Como reduzir o impacto da inflação com a adoção da fatura eletrónica?

 

A maior vantagem da faturação eletrónica é simples de perceber: ganhos significativos de eficiência e redução de custos através da emissão, organização, assinatura e envio de faturas de forma eletrónica. Mas como é que isto ajuda no combate ao impacto da inflação? Através da redução de custos de matéria-prima e armazenamento.

 

7 benefícios da Faturação Eletrónica para minimizar a inflação

 

Redução de custos

Através da desmaterialização do processo de faturação, os custos de papel, impressão e de envio de correspondência são reduzidos de forma significativa ao enviar uma fatura em formato eletrónico, resultando, assim, numa maior poupança.

Diminuição da probabilidade de fraude

As faturas eletrónicas contam com sistemas integrados de autenticação, como a assinatura digital qualificada, que cria uma segurança adicional para confirmar a veracidade das informações que contêm, reduzindo a chance de fraude ou ilegitimidade e consequentes custos inerentes.

Redução no prazo de recebimento

Através da comunicação imediata das faturas, o tempo de envio e processamento das faturas é mais rápido, permitindo diminuir o tempo de recebimento e a melhoria do cash flow e consequente liquidez da sua empresa.

Maior agilidade no envio e tratamento de faturas

As faturas eletrónicas podem ser enviadas e recebidas de forma automática e eletrónica, permitindo reduzir os processos manuais demorados e custos de envio.

Arquivo digital dos documentos

Com a emissão de faturas eletrónicas, deixa de ser necessário o arquivo físico dos documentos, passando este a ser feito de forma digital. Assim, o armazenamento é otimizado, deixam de existir custos associados ao arquivo físico de documentos e todos ficam acessíveis a partir de qualquer lugar.

 

Minimize o impacto da inflação na sua empresa com recurso à fatura eletrónica

 

Se procura uma forma de desmaterializar e otimizar os processos financeiros da sua empresa, reduzir custos e receber pagamentos mais rapidamente, a plataforma de faturação eletrónica YET é a ferramenta ideal.

Conheça mais sobre esta solução e tire partido de todas as vantagens proporcionadas pela digitalização das suas faturas.

 

Artigos Relacionados

Top