simplex 2022 e a faturação eletrónica

Menos papel, mais rapidez, menos burocracia e mais agilidade são os pressupostos do Simplex 2022. Este novo programa chegou com um conjunto de novas medidas que visam agilizar o contacto entre cidadãos e empresas e a administração pública.

Não é surpresa que o grande objetivo passa por garantir que as empresas e os cidadãos se sintam mais satisfeitos na sua relação com a Administração Pública.

São 48 medidas, divididas por 14 áreas. Neste artigo, explicamos-lhe as mais importantes para as empresas. Mas, antes, de mais, importa perceber do que se trata o Simplex 2022 e o que vai mudar com ele.

 

O que é o Simplex 2022?

O Simplex 2022 integra medidas de simplificação, modernização e inovação, consagrando o digital como regra de atuação, inovando e oferecendo às pessoas e às empresas mais e melhores serviços públicos.

Este programa é construído com base nas sugestões de cidadãos e empresas para desenhar novas soluções em articulação com todos os intervenientes.

 

As medidas do Simplex 2022 mais importantes para as empresas

Fatura sem papel

Enviar faturas eletrónicas, aos cidadãos e empresas, por email diretamente através do seu programa de faturação, substituindo, por opção do contribuinte, a versão física da fatura.

 

Integração contabilística automática da fatura eletrónica

Disponibilizar uma solução de integração contabilística automática para um conjunto de cenários de negócio.

 

Alerta IES (Informação Empresarial Simplificada)

Implementar um sistema de envio de alertas no âmbito da Informação Empresarial Simplificada – IES – para evitar a instauração oficiosa de procedimento administrativo de dissolução por falta de prestação de contas das sociedades comerciais.

 

Linha dos Fundos

Disponibilizar um serviço multicanal de atendimento integrado de apoio a todos os que tenham interação com fundos europeus.

 

Projetos de I&D simplificados

Simplificar e desmaterializar os procedimentos relativos às ao financiamento da investigação e desenvolvimento, promovido pela FCT, IAPMEI, ANI e AICEP, é outra medida do Simplex 2022.

 

Simplex Licenciamentos

Eliminar licenças, autorizações e outros procedimentos que criem encargos para as empresas nas áreas do ambiente; urbanismo e ordenamento do território; indústria, comércio e serviços; e agricultura, melhorando a forma como são disponibilizados os serviços digitais que suportam estas formalidades e uniformizando o contacto entre a Administração Pública e as empresas e os cidadãos.

 

Seguir + empresa

Disponibilizar um serviço de alerta para notificação de todos os registos que foram feitos sobre uma entidade sujeita a registo comercial, permitindo a permanente atualização sobre alterações que ocorram na entidade, aumentando a transparência e dispensando a consulta de uma certidão.

 

RH Empresas

Disponibilizar web services que possibilitem às empresas integrar nos seus sistemas informáticos de gestão de recursos humanos a comunicação à Segurança Social de início e cessação de vínculo dos seus trabalhadores.

 

Diga “sim” ao seu negócio com a YET

O novo Simplex 2022 chegou para dizer “sim” às pessoas e às empresas. E quando falamos em modernizar e simplificar pensamos automaticamente em todos os processos administrativos inerentes às empresas.

Mas para dar resposta a esta exigência de agilização de processos, a YET chega também para dizer “sim” à sua empresa, com uma solução que garante uma desmaterialização de processos e a otimização dos recursos.

A YET é a solução ideal para enviar faturas eletrónicas ao mesmo tempo que assegura o cumprimento de todas as obrigações legais.

Conheça mais sobre esta solução e dê um passo em frente na digitalização do seu negócio.

Artigos Relacionados

Top