fbpx Sotecnisol: Faturação Eletrónica com Organismos Públicos
sotecnisol

O Grupo Sotecnisol, uma referência nos setores da construção (especialização no ramo), ambiente, energia, água e agricultura com mais de 50 anos de história e presente em Portugal, Espanha, Angola, Moçambique e Argélia, mantém-se na vanguarda devido ao seu espírito de adaptação e evolução, adotando os últimos avanços tecnológicos e digitais para melhorar o desempenho das pessoas, dar resposta mais célere e libertar tempo dos processos burocráticos.

Graças a esse mindset, o Grupo Sotecnisol foi pioneiro na adoção da faturação eletrónica, tendo-a adotado em 2017, muito antes da obrigatoriedade no setor público. Com só a empresa Sotecnisol a emitir entre 3 a 4 mil documentos mensais, a faturação eletrónica foi um grande passo para reduzir a burocracia, minimizar erros e otimizar processos através da digitalização.

 

A melhoria dos tempos de recebimento e da relação com clientes e fornecedores graças à faturação eletrónica

Os processos tradicionais de faturação requeriam imprimir cada documento individual, dobrá-lo, metê-lo num envelope, colocar selo e enviar para os correios e ainda correndo o risco de extravios e erros, tudo contribuindo para um atraso dos recebimentos por parte de clientes.

Avaliando a resposta da faturação eletrónica a essas dificuldades, a decisão tornou-se simples para o Grupo Sotecnisol, que conseguiu, desta forma, poupar imenso tempo e libertar colaboradores de processos burocráticos manuais para dedicarem o seu tempo a outras atividades.

O Grupo Sotecnisol já envia faturas eletrónicas não só para o Estado, onde cumpre todas as normas e procedimentos necessários, como também para cerca de 90% dos clientes regulares não estatais por PDF e e-mail via a solução da YET integrada com o ERP Primavera. Para além disso, a loja online que faz parte dos projetos do Grupo Sotecnisol está perfeitamente integrada com a faturação eletrónica graças à YET sem quaisquer complicações.

Através da faturação eletrónica, os clientes agora recebem a fatura no próprio momento em vez de esperarem uma semana pela sua chegada, o que implica também recebimentos mais rápidos, e o risco de perda ou extravio dos documentos foi essencialmente nulificado. Mais, graças à automatização dos lembretes de pagamentos pendentes, a YET ajuda todo o Grupo Sotecnisol a garantir que os pagamentos são feitos na altura certa.

 

Maior agilidade no Grupo Sotecnisol graças à modernização dos processos através da digitalização

Com muita facilidade, o Grupo Sotecnisol começou, em 2017, a poupar 2 a 3 dias de trabalho na parte da faturação – e, com o crescimento do Grupo e o lançamento de novas empresas nos últimos cinco anos, isto equivale a um impacto ainda maior nos seus processos produtivos.

Ao mesmo tempo, com o aumento da eficiência nos processos de faturação, o departamento de faturação do Grupo, apesar do crescimento do mesmo a nível de novas empresas e mais trabalho, conseguiu manter-se ágil e até reduzir custos graças à digitalização, dedicando os seus esforços a gerar maior valor acrescentado para as várias empresas do Grupo Sotecnisol.

 

Uma mais-valia na relação com empresas do setor público

A adoção da faturação eletrónica por parte do Grupo Sotecnisol é uma mais-valia também para as empresas públicas graças à integração automática das faturas eletrónicas através da solução EDI & Electronic Invoice da YET.  A relação entre ambas as partes torna-se mais fácil com o envio imediato das faturas e os atrasos passam a ser uma memória dos tempos da faturação não digital.

A expectativa do Grupo Sotecnisol é que, inevitavelmente, todas as empresas, sejam do setor público ou do setor privado, adotem a faturação eletrónica devido às várias vantagens que traz a todas as partes, algo que já foi comprovado pelo período de confinamento durante a pandemia da COVID-19, onde o Grupo pediu faturas enviadas por e-mail a todos os seus fornecedores para que entrassem automaticamente no seu workflow de aprovação e, subsequentemente, no seu ERP.

 

Poupar tempo e recursos e melhorar a relação com clientes e fornecedores do setor público graças à YET

 

O Grupo Sotecnisol mantém constantemente um olho no futuro, pelo que era inevitável que, na sua adoção antecipada da faturação eletrónica, optasse pela YET para a implementação do seu software de faturação eletrónica.

Seja na resposta à obrigatoriedade do setor público ou simplesmente para libertar tempo dos procedimentos de faturação para ações de maior valor acrescentando, a solução EDI e faturação eletrónica da YET é a resposta certa para empresas de todas as dimensões. Peça a sua proposta e dê o salto para um futuro mais digital!

 

Artigos Relacionados

Top