fbpx Transformação Digital no setor público, conheça as tendências
transformação digital no setor público, conheça as principais tendências

De forma a adaptar-se a uma nova realidade cada vez mais digital e a novos hábitos, o estado tem apostado fortemente numa transformação digital no setor público, apresentando hoje uma digitalização cada vez mais firmada nos seus processos e serviços.

Com esta evolução, pretende-se que as organizações tenham cada vez mais o cidadão como foco e se tornem cada vez mais úteis, relevantes e acessíveis.

 

Qual o efeito da Transformação Digital no setor público?

O setor público atravessa atualmente um período de grande evolução de forma a estar cada vez mais presente na vida dos cidadãos.

Com a adoção de uma estratégia de digitalização, temos assistido à simplificação de vários processos potenciados numa ótica de Transformação Digital.

Para percebermos as vantagens e desafios que esta evolução reserva, é importante começarmos por perceber este conceito cada vez mais em voga.

Transformação Digital é um processo no qual as empresas e entidades fazem uso da tecnologia para melhorar o seu desempenho, aumentar o seu alcance e garantir melhores resultados.

É uma mudança estrutural e radical nas organizações, a partir da qual a tecnologia passa a ter um papel estratégico central, e não apenas uma presença superficial.

O uso do ambiente digital deve ser encarado como algo cultural, que está presente em praticamente todos os fluxos de trabalho. A transformação digital deve ser assim considerada como uma transição de um modelo operacional convencional, com processos manuais e ineficientes, para ambientes integrados, ágeis e interconectados, que permitem retirar maior eficiência e qualidade ao trabalho.

Quando falamos em Transformação Digital no setor público, existem dois objetivos que se destacam na aplicação deste conceito:

–  Digitalização de processos: Os órgãos públicos são responsáveis por um enorme volume de serviços que são marcados por vários processos manuais e morosos. De forma a simplificar e otimizar o seu funcionamento, é importante repensá-los de forma digital, adotando métodos mais precisos e rápidos como a computação em nuvem, as assinaturas digitais, a faturação eletrónica ou a comunicação multicanal.

– Desburocratização: De forma a promover uma melhoria nos serviços e processos administrativos, é essencial que a Transformação Digital seja mote para a remoção de alguns obstáculos burocráticos e para a melhoria constante dos fluxos de trabalho, garantindo a construção de uma maior eficiência operacional.

 

Quais as vantagens da Transformação Digital no setor público?

Ao aplicar o conceito de Transformação Digital no setor público, existem vários ganhos que as organizações podem retirar na sua atividade diária.

Antecipação de necessidades

Com a aposta na digitalização, existe um maior fluxo de dados que pode ser aproveitado para melhorar a gestão pública. Englobado no mundo do Big Data, é possível utilizar modelos e métodos algorítmicos, como a análise preditiva e prescritiva, para analisar os padrões e criar cenários que permitam a definição das melhores políticas públicas em sectores como a saúde, a justiça, a educação ou no combate à fraude.

Melhorar os serviços e reduzir os riscos

Com a utilização da inteligência artificial e Machine Learning, é possível aliar a tecnologia ao trabalho dos funcionários públicos para prestar um serviço com maior valor acrescentado.

Através da informação gerada pela atividade das organizações, é possível utilizar sistemas inteligentes para melhorar a gestão pública e otimizar os processos nas bibliotecas, nos transportes públicos, na gestão de resíduos, na manutenção da via pública e noutras tarefas da responsabilidade das organizações públicas.

Através do uso de chatbots, é também possível estreitar a relação com os cidadãos, garantindo um apoio e acompanhamento mais próximo das suas necessidades.

Tecnologia como alavanca do turismo, da cultura e da formação

A transformação digital não irá trazer apenas vantagens para a gestão. Através de tecnologias como a realidade aumentada, a realidade virtual ou mista, assim como plataformas e aplicações interativas, é possível não só melhorar a vertente turística e cultural, com a recriação digital de monumentos e tradições, mas também prestar uma formação muito mais completa aos recursos humanos das organizações.

Transações mais transparentes e seguras

Outra vantagem da transformação digital é a utilização de plataformas que permitem apoiar a gestão e digitalizar toda a informação gerada nas organizações.

Desta forma, é possível acelerar a execução de tarefas, reduzir custos e aumentar a transparência e segurança nas operações.

 

Entre na Era da Transformação Digital no setor público

A utilização de um software de faturação eletrónica, uma plataforma que permite assegurar toda a segurança e simplicidade nas transações de faturas através do canal digital, mantendo a validade do documento em papel ao mesmo tempo que permite uma poupança de custos e um aumento de produtividade, é um excelente exemplo de transformação digital.

Conheça o caso de estudo da Câmara Municipal de Guimarães e saiba como é que o YET está a contribuir para a Transformação Digital deste município.

Top