fbpx Tecnologia sustentável: uma oportunidade para as organizações
tecnologia sustentável, uma oportunidade para as organizações

Com os consumidores cada vez mais exigentes e alinhados com um estilo de vida sustentável, também as empresas começam a sentir necessidade de se adaptar a esta nova realidade. Desta forma, vêem-se obrigadas a transformar o seu posicionamento no mercado e o modo de fabrico dos seus produtos em tecnologia sustentável.

A sustentabilidade começa assim a desempenhar um papel essencial nas decisões estratégicas das organizações que procuram transparecer para o mercado uma maior preocupação com a pegada ambiental da sua operação e com a redução dos resíduos gerados no fabrico dos produtos.

Para apoiar esta aposta na sustentabilidade, as organizações têm à sua disposição um crescente número de tecnologias que procuram garantir uma utilização mais inteligente e ponderada dos recursos.

 

O que é a tecnologia sustentável?

Quando falamos de tecnologia sustentável não falamos de uma inovação em específico, mas sim de um conjunto de todas as soluções capazes de combinar ganhos operacionais com benefícios socio-ambientais.

Ou seja, engloba todas as inovações sustentáveis capazes de oferecer benefícios à sociedade e ao meio ambiente através da alteração profunda dos processos de fabrico e nas tendências de consumo.

São assim consideradas todas as evoluções tecnológicas que sejam focadas no combate ao desperdício e poluição, na melhoria na qualidade dos transportes e da saúde, na criação de produtos mais duráveis e na reciclagem.

 

Tecnologia sustentável – Qual a vantagem para a sua empresa?

A aposta na sustentabilidade pode trazer diversos benefícios para as organizações, quer na relação com os seus clientes como na gestão dos processos e pessoas internas.

Num período onde os hábitos de consumo e de compra caminham para a aquisição de produtos verdes ou produzidos com responsabilidade ambiental, esta poderá ser uma forma de cativar novos clientes e aumentar A aposta na sua retenção e na lealdade à marca.

Quanto à gestão interna, existem também benefícios que se podem tirar com a aposta na sustentabilidade. Além de existir um incentivo à inovação com a procura de soluções mais verdes, é também fomentado um crescimento mais consciente e ponderado da organização.

Em alguns casos, a adoção de política verdes pode também representar uma redução dos custos que permitem investir o excedente em outros pontos críticos da organização.

Com a mudança da cultura interna da organização, é assim possível influenciar os colaboradores, fornecedores e clientes para comportamentos mais sustentáveis, permitindo colaborar na redução global dos impactos e mudanças climáticas.

 

Que opções de tecnologia sustentável estão a ser utilizadas?

 

IoT e monitorização inteligente para reduzir gastos desnecessários

Através do uso do IoT é possível monitorizar em tempo real o desempenho e o consumo de vários equipamentos.

Através destes dados, é possível utilizar a inteligência artificial e a análise preditiva para maximizar a utilização de recursos, reduzindo a quantidade de energia consumida e antecipando falhas nos processos.

Energia renovável e eficiência energética

Com cada vez mais formas de produzir energia de forma verde, esta é um método simples e eficiente de reduzir a pegada ambiental ao mesmo tempo que se poupa nos custos.

Através da instalação de painéis solares ou outros meios de produção de energia, é possível uma empresa tornar-se autossuficiente, reduzindo a compra de eletricidade ou gás à rede.

Carros elétricos e biocombustível

Com a grande evolução dos carros elétricos, é hoje possível para muitas empresas converter a sua frota de forma integral ou parcial, para uma solução mais verde.

Nos casos em que as viaturas elétricas não são solução, começam também a ser desenvolvidos biocombustíveis que irão permitir reduzir as emissões dos carros alimentados a gasolina ou gasóleo.

Gestão de resíduos

Para evitar a contaminação do solo e do lençol freático, começam a surgir algumas tecnologias sustentáveis que permitem fazer uma gestão de resíduos mais inteligente e uma separação de plástico automatizada de forma a reduzir a quantidade de aterros necessários.

Gestão digital de documentos

Com o objetivo de reduzir o consumo de papel economato das empresas, existem atualmente tecnologias que permitem desmaterializar processos.

Desta forma, toda a gestão de faturas e documentos passa a ser realizada de forma digital, reduzindo custos de emissão, envio e arquivo.

 

Aposte na sustentabilidade com as soluções de EDI e faturação eletrónica da YET

Se quer apostar na sustentabilidade, a solução de EDI e faturação eletrónica da YET é uma das melhores soluções.

Simplifique a comunicação com os seus clientes e fornecedores, ao mesmo tempo que reduz os custos no envio e receção de faturas.

Artigos Relacionados

Top