fbpx Sustentabilidade empresarial: O que é e quais as vantagens?
sustentabilidade empresarial, o que é e quais as vantagens

Num período marcado por uma crescente consciência ambiental por parte dos consumidores, o conceito de sustentabilidade empresarial começa a ganhar cada vez mais força.

Com diversos comportamentos a serem alterados para proteger o ambiente, é essencial que as empresas comecem também adotar este conceito na sua estratégia.

Cresce assim a necessidade da aposta na sustentabilidade empresarial, procurando alinhar a realidade das empresas com um mundo mais verde e amigo do ambiente.

 

O que é a sustentabilidade empresarial?

O desenvolvimento sustentável é um conceito que se aplica a cada vez mais setores e organizações.

Definido como um modelo de desenvolvimento que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras, procura que sejam adotados cada vez mais comportamentos verdes em prol do meio ambiente.

Quando aplicamos este conceito ao mercado profissional, concluímos que a sustentabilidade empresarial consiste num conjunto de políticas e ações, economicamente sustentáveis e socialmente responsáveis, aplicadas às operações e produtos de uma empresa.

Desta forma, uma empresa sustentável define-se como uma organização ecologicamente correta e viável, socialmente justa e culturalmente diversa que procura adotar várias medidas, das mais simples às mais complexas, de forma a incrementar a responsabilidade social e ambiental das organizações.

 

Quais as vantagens da sustentabilidade empresarial?

Ao apostar na sustentabilidade empresarial, as organizações mostram-se comprometidas na construção de um mundo mais verde, ao mesmo tempo que melhoram a sua eficiência e criam uma relação mais próxima com os seus clientes promovendo a sua lealdade.

A implementação desta estratégia traz assim os seguintes benefícios para as empresas:

Imagem mais verde e consciente

A preocupação ambiental tem sido uma das maiores tendências entre consumidores e um dos pontos que mais gera identificação imediata com novas marcas. Com a sustentabilidade empresarial, as empresas transparecem uma maior preocupação com o ambiente, reforçando o seu posicionamento sustentável e aumentando a lealdade dos seus clientes.

Custos de produção mais reduzidos

Com a aposta na economia circular, cresce a oportunidade das empresas aumentarem a sua poupança através de processos de reciclagem, reutilização da água, reaproveitamento de sobras de matéria-prima ou medidas de economia energética, permitindo reduzir custos de produção ou até descobrir novos produtos complementares.

Vantagem competitiva

Ao aplicar processos mais sustentáveis, as empresas poderão antecipar várias obrigações que irão ser implementadas nos próximos anos, permitindo assim ganhar uma vantagem competitiva face à concorrência.

Que medidas aplicar para aumentar a sustentabilidade empresarial da sua organização?

Se procura forma de tornar a sua empresa mais verde, sugerimos algumas práticas que o irão ajudar a implementar uma estratégia de sustentabilidade empresarial na sua organização.

Produção mais sustentada

Procure a utilização de fontes de energia limpa na produção dos seus produtos e aposte na utilização de matérias-primas mais sustentáveis e recicláveis.

Faça uma melhor gestão dos seus resíduos

Aposte na reciclagem de produtos, no uso de materiais recicláveis e adote a economia circular para reaproveitar os resíduos e sobras da sua operação.

Economizar papel

Reduzir os consumos é também uma forma de economizar e adotar um comportamento mais verde. Diminua o consumo de papel e de consumíveis apostando na desmaterialização de processos e na fatura eletrónica.

Promova projetos sustentáveis na empresa

Além dos processos, é importante que também as pessoas da empresa estejam alinhadas com a estratégia sustentada. Para isso, promova um ambiente organizacional em prol da ecologia e incentive os seus colaboradores a terem comportamentos mais verdes.

 

Torne a sua empresa mais verde com a aposta na desmaterialização dos seus processos

Comece a tornar a sua empresa mais verde com a implementação do sistema de EDI e faturação eletrónica da YET.

Através da desmaterialização do processo de faturação e a comunicação das faturas pela via digital, poderá poupar nos custos, enquanto reduz o consumo de papel e incrementa a política sustentável da sua organização.

desmaterialize o seu processo de faturação

 

Top