fbpx As vantagens da fatura eletrónica na era digital | YET
as vantagens da fatura eletrónica na era digital

A fatura eletrónica nasce no seio das transformações operadas pela era digital. Constitui, na verdade, um documento digital, assinado eletronicamente, tendo, por isso, validade legal. Esta inovadora forma de emissão de faturas trouxe consigo vantagens às empresas e clientes, por variados fatores. Saiba quais as vantagens da fatura eletrónica, de seguida.

 

Quais as vantagens da fatura eletrónica para as empresas?

 

1. Maior agilidade do processo de envio

Com a fatura eletrónica, já não precisa de dispor de tempo para imprimir, assinar e ainda deslocar-se aos correios para enviar uma fatura. Ou seja, o processo de envio é, assim, claramente mais rápido e simples.

 

2. Redução de Custos

A fatura eletrónica trouxe consigo vantagens em termos de redução de custos de papel e tinta de impressora, mas também de gastos associados ao envio de faturas em suporte papel via CTT.

 

3. Transmissão de uma imagem moderna e atenta à inovação

As empresas que usam a fatura eletrónica transmitem aos seus concorrentes e ao público-alvo uma imagem moderna, atenta ao que de mais inovador se processa a nível tecnológico, acompanhando portanto o progresso que deste advém.

 

4. Organização mais eficiente

Deixa de haver a necessidade da existência dos tradicionais arquivos em papel, que retiram espaço físico à sua empresa e ainda tornam o processo de organização menos eficaz. Efetivamente, com a fatura eletrónica, a organização da sua empresa será mais eficiente, porque facilita o acesso aos documentos de que poderá necessitar a qualquer momento.

 

5. Possibilidade de programação do envio

Poderá usar a função de agendamentos para programar o envio de faturas e depois, só terá de aguardar pela notificação do pagamento das mesmas.

 

Quais as vantagens da fatura eletrónica para o cliente?

 

1. Organização mais fácil dos seus documentos

Com a existência da fatura eletrónica, os seus documentos ficarão muito mais organizados e terá portanto mais facilidade de aceder aos mesmos.

 

2. Maior rapidez de receção das suas faturas

Quando as faturas são eletrónicas, recebe-as no seu email de forma rápida e direta, com a vantagem de não haver acima de tudo risco de extravio nos CTT.

 

3. Não existência de necessidade de faturas impressas

À semelhança do que acontece nas empresas, também os clientes deixam de ter necessidade de possuir faturas impressas, otimizando assim o seu espaço.

 

4. Possibilidade de aceder às faturas onde e quando necessitar

Através do cloud computing, o cliente poderá aceder às suas faturas onde e quando desejar.

Às vantagens da fatura eletrónica enunciadas, deve sublinhar-se o facto anteriormente mencionado, de que uma fatura eletrónica deverá possuir assinatura digital, a qual garante a autenticidade do documento quando este é transformado em PDF. Desta forma, uma fatura digital possui, reitere-se, o mesmo valor legal do que teria em suporte papel. Conheça as nossas soluções de Faturação Eletrónica.

Top