fbpx Como poupar na eletricidade da sua organização?
saiba como poupar na eletricidade da sua organização

Com o custo de eletricidade a aumentar de forma expressiva e contínua nos mercados (OMIP e OMIE), as empresas começam a olhar para o ano de 2022 com alguma apreensão levando à procura de soluções que ajudem a poupar nas faturas de eletricidade.

Embora o governo garanta que não haverá aumentos em 2022 no mercado regulado (em 2021 já foi registado um aumento de 6%), paira no ar uma incerteza na evolução do preço da eletricidade que poderá fazer disparar os encargos das empresas com a sua fatura da energia.

Além do mercado regulado, também o mercado livre vive a mesma indefinição, podendo o aumento do custo da energia também influenciar os preços da eletricidade neste tipo de contratos.

Para tentar reverter este aumento, o estado tem procurado aplicar alguns apoios nas tarifas de acesso à rede, medida esta que poderá não ser suficiente para anular a escalada no preço de compra da eletricidade por parte das comercializadoras.

Tendo em conta que a fatura da eletricidade representa um grande peso nas contas das organizações, muitas empresas começam agora a repensar os seus gastos de forma a manter controlada a sua fatura de energia.

 

Como reduzir a conta de eletricidade nas empresas

Uma das principais medidas para reduzir a conta da eletricidade nas empresas passa por avaliar o contrato atual da organização.

Atualmente, existem várias empresas a concorrer no mercado livre, além da solução do mercado regulado, sendo necessário comparar as tarifas e perceber qual o tarifário que melhor se enquadra nos gastos da organização.

Depois de avaliadas as questões contratuais, deverá também olhar para medidas de eficiência energética como uma oportunidade de reduzir os seus encargos futuros com a energia e preservar o ambiente, onde pequenos detalhes podem conjugar-se para o ajudar a poupar na eletricidade.

Para o ajudar na otimização dos seus gastos, juntámos algumas dicas que o irão ajudar neste processo.

Comece por analisar os seus consumos de eletricidade

Para reduzir a conta de eletricidade, é importante iniciar por uma análise aos gastos energéticos atuais, uma vez que só podemos atuar/decidir sobre algo que tenhamos conhecimento.

Desta forma, poderá compreender onde é que a energia é gasta, permitindo saber onde atuar para otimizar os consumos de eletricidade.

Aposte em equipamentos mais eficientes

Os equipamentos antigos são um dos maiores inimigos da conta de eletricidade. Além de apresentarem uma eficiência energética reduzida, podem ter uma manutenção insuficiente que torna o consumo ainda maior.

Para poupar na conta da eletricidade, deverá optar por substituir alguns dos seus equipamentos atuais, como é o caso do ar condicionado, por modelos mais recentes e com maior eficiência energética.

Não deixe os equipamentos em stand by

Ao sair das instalações da empresa, muitos colaboradores costumam deixar os equipamentos ligados à tomada ou em modo stand by.

Embora apresentem individualmente um consumo muito reduzido, quando combinados os vários equipamentos neste estado podem representar um consumo com alguma relevância na fatura da eletricidade.

Repense a iluminação dos seus espaços

A iluminação é responsável por uma parte significativa dos consumos energéticos. Embora seja impossível eliminar o seu gasto por completo, poderá apostar em reduzir de forma significativa o seu consumo.

Para isso, deverá começar por manter ligadas as luzes apenas nos locais onde existe alguém a trabalhar, evitando ligar as luzes em espaços desocupados. Quando possível, abra as persianas nas janelas e aproveite a luz natural.

De seguida, é importante verificar se a iluminação já é realizada por tecnologias mais eficientes (como o caso dos LED) e, em caso negativo, apostar numa conversão do máximo de lâmpadas. Se possível, aproveite para verificar a distribuição da sua iluminação e verifique se existe necessidade de acrescentar ou diminuir o número de pontos de luz. Por último, poderá ainda optar por trabalhar a iluminação indireta dos seus espaços, apostando em cores claras para uma maior reflexão da luz.

Aposte numa ferramenta para monitorização de gastos e consumos

Um dos primeiros passos para garantir poupar na eletricidade é ao garantir que os valores acordados em contrato estão a ser corretamente cobrados, além de verificar se os valores de consumo estão também corretos.

Embora esta tarefa possa ser realizada de forma manual, poderá optar por utilizar um software que automatiza todo este processo.

Desta forma, a deteção de irregularidades será mais célere e detalhada, facilitando a reclamação de cobrança de valores indevidos.

 

Poupe na conta de eletricidade da sua empresa com a solução Watt

Se está preocupado com a subida dos gastos de eletricidade da sua empresa, poderá ser a altura de apostar numa ferramenta de otimização dos gastos e dos seus consumos de eletricidade.

Para esta tarefa, a plataforma Watt é a solução ideal, permitindo identificar facilmente erros nas faturas de eletricidade e obter relatórios imediatos que ajudam a justificar pedidos de reclamação junto dos fornecedores de energia.

Assim, pode ainda acompanhar o histórico de consumos de cada contrato e acompanhar o desempenho das medidas de eficiência energética que implementar nos espaços da sua empresa.

Toda a gestão dos contratos de eletricidade passa a ser realizada numa única plataforma, reduzindo a carga administrativa dos seus recursos.

Conheça o caso de estudo do Município de Albergaria-a-Velha e saiba como a solução Watt o pode ajudar a poupar na conta da eletricidade.

Top