fbpx Câmara Municipal de Guimarães, uma gestão mais rigorosa e sustentável
câmara municipal de guimarães, uma gestão mais rigorosa e sustentável

Inserida na região do Norte, pertencente ao distrito de Braga, o Município de Guimarães é composto por 48 freguesias e 156 852 habitantes repartidos por uma área de 240,95 km2.

Intitulada como “Cidade Berço”, representou um papel essencial na formação de Portugal, tendo merecido, em 2001, a distinção de Património Mundial da UNESCO.

Porém, o município não se deixou ficar na história e tem realizado um grande esforço para se adaptar aos novos tempos. Além de um grande investimento no empreendedorismo e na dinâmica da cidade, tem também centrado os seus esforços numa política mais sustentável.

Fruto desta estratégia, e cumprindo a obrigação legal em vigor, nasceu assim uma colaboração com a YET, procurando simplificar os seus processos internos de faturação e adotar medidas mais sustentável.

 

Redução de consumo de papel para um município mais verde

A Câmara Municipal de Guimarães tem realizado, nos últimos anos, uma forte aposta na sua política de sustentabilidade procurando, assim, tornar o município mais verde.

Uma das estratégias encontradas para melhorar a sustentabilidade ambiental dos seus serviços foi através da implementação de um sistema de faturação eletrónica.

Com as faturas a serem enviadas por via digital, foi possível reduzir de forma significativa a quantidade de papel consumido.

Além disso, com o armazenamento na cloud de todos os documentos, foi também reduzido o espaço de arquivo que deixou de ser em papel para estar constantemente disponível no mundo digital.

 

Processos otimizados e com menos sobrecarga nos recursos humanos

Através da implementação do sistema de faturação eletrónica, foi possível à Câmara Municipal de Guimarães tornar os seus processos de faturação mais ágeis e rápidos.

Muitas das tarefas que eram realizadas manualmente passaram a ser da competência do sistema, tornando assim o processo mais automatizado. Desta forma, foi possível reduzir o número de pessoas alocadas aos processos de análise e faturação, passando a realizar outras tarefas com maior valor acrescentado. O número de erros nas operações foi também reduzido.

Com o software de faturação eletrónica foi também possível estabelecer padrões de análise de faturas, simplificando a relação com todos os fornecedores, desde grandes, pequenas e microempresas.

Com um maior controlo e registo de todas as etapas, é assim possível uma gestão inteligente e rigorosa dos processos.

 

Implementação simplificada pela integração com o ERP

Um dos fatores essenciais na escolha da plataforma de faturação eletrónica foi a possibilidade de integração com o software de gestão implementado no município.

Com uma comunicação simples e ágil entre ambas as plataformas, é possível ter a informação sempre atualizada e disponível para consulta em qualquer local.

 

Aposte na simplificação de processos com a YET

Faça como a Câmara Municipal de Guimarães e aposte na solução de faturação eletrónica da YET.

Veja este testemunho e conheça, na primeira pessoa, as vantagens da implementação deste sistema.

Além de uma otimização do processo de faturação e uma redução dos recursos humanos alocados a estas tarefas, poderá ainda reduzir a quantidade de papel consumida, tornando o seu município mais verde e sustentável.

Top